Breve Histórico da Paróquia Nossa Senhora Das Graças da diocese de Teixeira de Freitas.

 

A Paróquia Nossa Senhora das Graças, localizada na Avenida nove de Maio, nº 186, no bairro Urbis I, na cidade de Teixeira de Freitas, antes comunidade da paróquia São Francisco de Assis, foi fundada em 15 de novembro de 2004 às 19h com a celebração da Santa missa, presidida pelo Senhor Bispo, Dom Antonio Elizeu Zuquetto.

Seu primeiro pároco, foi o Pe. Ronaldo Cardoso de Oliveira, o qual desempenhou suas funções durante o tempo correspondente a pouco mais de um ano, e em seguida, foi transferido para cidade de Itabatã. O seu papel foi de extrema importância no crescimento da Paróquia, uma vez que, se dedicou a formação dos leigos, realização de um programa de caráter evangelizador em uma rádio comunitária, construção da secretaria paroquial juntamente com a sala de atendimento pelo padre aos fiéis, dentre outros benefícios de mesmo teor.

Fruto de um trabalho intenso do pároco, unido ao conselho paroquial, pastorais, movimentos, padres e de toda a comunidade, ainda durante a primeira administração aconteceu à primeira festa em comemoração a Nossa Senhora da Graças, no ano de 2004. E diante de tanto sucesso, a festividade em honra a nossa mãe Maria na paróquia é uma das maiores da cidade, na qual além de continuar contando com a colaboração das categorias supracitadas, tem a participação de padres e religiosos da diocese local e também de outras, de músicos, enfim, de toda comunidade católica.    

A segunda administração foi regida pelo administrador paroquial, Pe. André Sanches dos Santos que continuou o trabalho por um período aproximadamente de um ano. Em seguida, assume a paróquia o senhor Bispo Dom Carlos Alberto, o qual deu seguimento aos trabalhos paroquiais e cuidou com zelo do povo de Deus até a chegada do novo administrador paroquial. Ainda, sob a sua administração, no dia 22 de maio de 2007 deu-se início a construção do novo templo medindo 800 m², sendo que a princípio o prédio da paróquia era composto por um grande salão e 04 salas de catequese e um amplo espaço territorial com mais de 3000 m². 

Neste mesmo período, Dom Carlos estabeleceu contato com a Fraternidade Jesus Salvador com a finalidade de solicitar um padre para ajudar a paróquia durante um tempo. Diante do êxito alcançado, em setembro de 2007, chega à cidade de Teixeira de Freitas, Pe. Alexandre Junior Simões de Souza, que veio de Santo Amaro - São Paulo, e tomou posse em 21 de dezembro de 2007, às 19h30min com uma celebração eucarística presidida pelo senhor Bispo.

Apesar da transitoriedade na administração, a paróquia não perdeu seu fervor e seu entusiasmo em continuar a obra de Deus. E foi deste modo, que o novo administrador, que vem dando continuidade aos trabalhos paroquiais, o crescimento espiritual dos fiéis, bem como, a continuidade da construção da matriz, foi recebido e acolhido não só pelos paroquianos, mas por toda a sociedade teixeirense. Neste sentido, acrescenta o atual administrador paroquial. “Com auxílio de Deus, apoio dos paroquianos, e de toda comunidade diocesana e do senhor Bispo, pude dar continuidade aos trabalhos paroquiais e estou me desempenhando para o crescimento pastoral, espiritual e estrutural da mesma, hoje a matriz conta com 19 pastorais em atividade, estamos em andamento construindo um belíssimo templo, dedicando à mãe de Deus, Nossa Senhora das Graças, que o mesmo foi aumentado, e o templo hoje será de mais de 1200 m²”.

Além da matriz, desde o início a paróquia Nossa Senhora das Graças possui a seguintes comunidades: Santo Expedito localizada no Kaikan Sul, São Judas Tadeu no bairro liberdade II, São Francisco de Assis na fazenda palmital, Nossa Senhora Aparecida no distrito de Rancho Alegre. E atualmente também lhe foi agregada mais uma, a comunidade São Judas Tadeu localizada margem da BR 101.

A paróquia atualmente é uma referência em toda diocese de Teixeira de Freitas, cidade circunvizinhas e até mesmo em outros estados, devido ao crescimento gradativo da participação dos fiéis nas celebrações eucarísticas dominicais e na segunda-feira com a realização da “Missa da graça”, na qual o padre juntamente com o povo e com os ministérios, ora pela cura, a libertação, transformação, restauração e conversão de toda a comunidade. 

Vale salientar ainda, como uma data de destaque, a preparação da semana santa que se inicia desde a quarta feira de cinzas até a vigília pascal 

A cada ano a paróquia se estrutura melhor para receber e acolher peregrinos, que vem experimentar da graça de Deus que é derramada constantemente em nosso meio. Desse modo, é possível identificar que a paróquia está para somar com a diocese de Teixeira de Freitas, por meio de uma forte expressão evangelizadora, e na certeza que as suas pastorais, movimentos, os seus líderes e comunidades juntamente com o padre crescem com o planejamento pastoral, que é de servir a Igreja e continuar servindo para o bem e a edificação do povo.

Duis sed odio sit amet nibh

Vestibulum dapibus mauris

home_church_box_1

Matthew the Apostle

One of the twelve apostles

home_church_box_2

Maria Goretti

Youngest canonized saints

home_church_box_3

Mark the Evangelist

Author of the Gospel of Mark


home_church_box_2

Maria Goretti

Youngest canonized saints

home_church_box_3

Mark the Evangelist

Author of the Gospel of Mark

home_church_box_1

Matthew the Apostle

One of the twelve apostles